Desemprego nos Açores baixou para metade em três anos

sergio avila1O Vice-Presidente do Governo destacou, em Ponta Delgada, que os dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a taxa de desemprego nos Açores baixou para metade em apenas três anos, sendo inferior à média nacional.

“Conseguimos em três anos reduzir para metade a taxa de desemprego nos Açores no âmbito das medidas que implementamos”, frisou Sérgio Ávila, numa referência à taxa de desemprego de 9,3% registada no primeiro trimestre deste ano.

O titular da pasta do Emprego e Competitividade Empresarial salientou que “existem hoje mais 12.190 Açorianos empregados e menos 10.131 Açorianos desempregados do que há três anos”.

Os dados do INE revelam ainda que nos primeiros três meses deste ano se verificou um aumento do emprego, tanto do ponto de vista homólogo como trimestral, ou seja, registaram-se aumentos de 5,3% no período homólogo (mais 5.559 empregos) e de 3,0% no trimestral (mais 3.252 empregados).

“Este crescimento do emprego é ainda mais significativo porque, neste momento, o número de Açorianos empregados é o mais elevado dos últimos oito anos”, mesmo tendo aumentado a população ativa, frisou Sérgio Ávila.

Estes resultados, acrescentou, só foram possíveis na sequência da estratégia que o Governo dos Açores implementou em 2013.

Para o governante, “a resposta é dada hoje” aos que na altura questionaram a eficácia das medidas inscritas na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

inscoSérgio Ávila, que falava numa visita ao espaço da ‘Feira Açores’, promovida pela Insco em parceria com o Governo Regional, fez questão de “partilhar estes resultados” com os trabalhadores e as empresas.

Nesse sentido, afirmou que a atual situação “só é possível pela ação conjunta das empresas e dos trabalhadores açorianos, que souberam aproveitar as oportunidades”, garantindo o empenho do Governo dos Açores no prosseguimento desta trajetória de criação de mais emprego.

A Feira Açores é um evento que acontece  todos os anos nos sete Continente Modelo dos Açores.

A edição de 2017 da feira Made in Azores – da Natureza até si, que decorre de 02 a 22 Maio, é  um espaço de apoio e divulgação da gama dos produtores e fornecedores açorianos ao Continente Açores, dando especial destaque aos 300 produtos já certificados com a  Marca Açores, produzidos pela própria Insco através dos membros do seu  Clube Produtores do Continente, durante a qual serão promovidas inúmeras atividades promocionais, lançamentos de novidades, desgustações e até showcookings.

 

 

Açores  24Horas / Gacs / NI

talholagoa1

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here