O número de desempregados inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores baixou 9,9 por cento em dezembro, o que corresponde, de acordo com os dados hoje publicados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), ao valor mais baixo verificado em seis anos.
A diminuição registada em dezembro corresponde a menos 955 Açorianos inscritos do que no mesmo mês de 2016.
De acordo com os dados do IEFP, e mantendo a tendência dos meses anteriores, é preciso recuar até outubro de 2011 para encontrar um número mais baixo do que o observado no final do mês em análise.
As Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores registaram 8.656 inscritos, quando, em dezembro de 2013, estavam inscritos 13.208 desempregados.
Desde que ocorreu o valor mais elevado de desempregados registado na Região, tem-se verificado nos Açores uma redução consistente e constante do número de inscritos.
Os dados do IEFP demonstram ainda que, nos últimos seis anos, 2017 foi o ano em que se registaram os valores mais baixos de novas inscrições nas agências da Região.
Esta redução progressiva e consistente do desemprego registado é consequência da ação das empresas e dos trabalhadores Açorianos, em conjunto com as medidas públicas de apoio à criação de mais e melhor emprego, assim como do crescimento sustentado da economia regional.
.
Açores 24Horas / Gacs