O Secretário Regional do Turismo e Transportes considerou ser “fundamental”, atendendo a que o turismo é um setor que “pode e deve atravessar de uma forma transversal todos os outros setores e toda a sociedade”, ter uma “envolvência e um alinhamento claro e objetivo de toda a população com a estratégia” que se quer desenvolver.
Vítor Fraga, na intervenção que proferiu sábado no encerramento do Fórum do Turismo 2013, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, frisou que “as pessoas têm de perceber o que é que este setor lhes pode trazer de vantagens e quais são as mais-valias que cada um pode tirar do desenvolvimento deste setor”.
O governante lembrou que o objetivo claro e comum a todos é ter “um setor sustentável, capaz de gerar riqueza”, enfatizando a aposta em curso na formação, desta feita através da Escola de Formação Turística e Hoteleira, destacando os cursos diretamente centrados na área relacional, que “é uma das áreas, que acho que todos nós temos consciência, onde é fundamental melhorarmos, de uma forma transversal em todos os players no mercado”.
O Secretário Regional do Turismo e Transportes deu ainda destaque à canalização de fluxos turísticos para a Região e ao setor dos transportes, defendendo que “os Açores têm uma companhia aérea para servir os Açores e os Açorianos”, considerando que é necessário “ter o discernimento de saber quando é que utilizamos essa companhia aérea”, já que “nem todos os mercados aceitam de bom grado a presença de uma companhia de destino”. Nesse sentido, destacou a necessidade de se perceber, “quando vamos a cada mercado, o que é que esse mercado efetivamente valoriza”. Vítor Fraga garantiu ainda que, quando for necessário “fazer alianças estratégicas com outras companhias para potenciar a canalização de fluxos para a Região”, não haverá hesitações.