O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em Vila do Porto, que o desenvolvimento de um destino turístico “passa por uma conjugação plena de esforços entre entidades públicas e privadas”.
Vítor Fraga, que falava aos jornalistas após reunir com um grupo de jovens marienses que pretende implementar e oficializar uma ‘Grande Rota’ em Santa Maria, considerou que este projeto é prova “deste esforço conjunto”, acrescentando que “terá o apoio do Governo dos Açores porque irá contribuir de uma forma ativa para a valorização da oferta turística na ilha de Santa Maria”.
O titular da pasta do Turismo frisou que este projeto “enquadra-se naquilo que é a estratégia do Governo de qualificar a nossa oferta turística, no sentido de potenciar ao máximo as características singulares de cada uma das nossas ilhas, no contexto global da Região, numa perspetiva de nos promovermos essencialmente junto dos mercados externos”.
O ‘Grande Trilho’, que está atualmente numa fase de desenvolvimento do traçado, será apoiado pelo Governo dos Açores, que irá, através da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, apoiar na definição do traçado e na sua limpeza.
Vítor Fraga afirmou esperar que “na reunião da Comissão de Acompanhamento de Trilhos que se irá realizar em setembro”, o ‘Grande Trilho’ possa “estar homologado, para que, ainda durante o corrente ano, ele seja uma realidade e seja parte integrante da oferta turística de Santa Maria”.
Durante a manhã, o Secretário Regional visitou também a Marina de Vila do Porto, onde o Governo dos Açores efetuou algumas obras para “melhorar a prestação do serviço das marítimo-turísticas”.
“Esta é uma das atividades que tem grande expressão na ilha e que é um produto turístico, nomeadamente ao nível do mergulho, que é uma referência para a Região”, frisou Vítor Fraga.