O líder parlamentar do PS/Açores destacou, esta quinta-feira, a importância do transporte marítimo de passageiros como instrumento de coesão regional, apontando o exemplo das cerca de 400 mil passageiros já transportados este ano entre as várias ilhas do arquipélago.
Segundo disse, em sectores cruciais para o desenvolvimento homogéneo de todas as ilhas, como os transportes, foi possível perceber que as Flores há muito não estavam tão bem servidas ao nível dos transportes aéreos.
Berto Messias falava durante uma visita à Fajãzinha, na Ilha das Flores, para se inteirar de como está a decorrer a recuperação dos estragos da enxurrada que recentemente atingiu a localidade, tendo verificado que as “obras estão bem encaminhadas”.
Esta visita enquadrou-se nas Jornadas Parlamentares do PS/Açores, que estão a decorrer nas ilhas das Flores e Corvo, destinadas a analisar as políticas de coesão do arquipélago, assim como a abertura do novo ano lectivo.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da bancada socialista adiantou, ainda, que estas jornadas “incluem uma forte componente de contactos com instituições e com a população das Flores e do Corvo, porque não se pode fazer política circunscrita às quatro paredes dos gabinetes. Os políticos têm de estar na rua a ouvir as pessoas, a prestar contas e a dar a cara”.
O segundo dia destas jornadas terminou na ilha do Corvo, onde os deputados do PS/Açores estiveram a analisar as políticas regionais de coesão, nomeadamente a anteproposta do Plano Estratégico para a Coesão dos Açores, recentemente apresentado pelo Governo Regional.