A Inspeção Regional do Trabalho dos Açores enviou para o Ministério Público um processo relativo ao despedimento coletivo dos 26 trabalhadores do Hotel Horta, no Faial, que fechou a 31 de maio e que pertence à empresa Sotorium.
“A decisão surge na sequência das várias ações inspetivas que foram realizadas, quer no sentido de averiguar da conformidade legal do procedimento em causa, quer para a prestação de esclarecimentos e informações aos trabalhadores, ao Sindicato dos Profissionais e Turismo e Outros Serviços da Horta e ao diretor da referida unidade hoteleira”, lê-se num comunicado hoje divulgado pelo Governo dos Açores.
Segundo o comunicado, a Inspeção Regional do Trabalho fez diversas “visitas inspetivas” ao Hotel Horta desde 17 de abril de 2013, quando se deslocou à unidade hoteleira “com o objetivo de averiguar o não pagamento pontual da retribuição do mês de março” aos trabalhadores”.
Foi também nesse dia que os inspetores ficaram a saber da intenção da Soturim “de encerrar o hotel a partir do dia 31 de maio”.
“O Governo Regional continuará a monitorizar a situação em causa, garantindo, designadamente, o acompanhamento dos trabalhadores abrangidos pelo processo de despedimento coletivo em curso”, lê-se no mesmo texto.
O Hotel Horta foi inaugurado há 15 anos e encerrou a 31 de maio devido, alegadamente, a dificuldades financeiras e à crise que o setor atravessa.
Lusa