Os desportos náuticos têm um grande potencial de desenvolvimento nos Açores que deve ser aproveitado, disse hoje, em Angra do Heroísmo, o director Regional do Desporto.
Falando aos jornalistas depois da cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Clube Náutico daquela cidade terceirense e de apresentação do plano de actividades da associação até ao final do corrente ano, Rui Santos lembrou que o mar, sempre presente no dia-a-dia dos açorianos, proporciona oportunidades únicas de prática desportiva.
O director regional, que participou na cerimónia em representação do presidente do Governo, Carlos César, disse que o executivo vem investindo na promoção de desportos náuticos, nomeadamente no caso da vela, modalidade prioritária, através do apoio às associações e clubes, tanto na aquisição de material desportivo, como no equipamento e construção de sedes.
Rui Santos anunciou que, depois da compra, há alguns anos, de 40 embarcações para formação em vela, no próximo ano vão ser feitas novas aquisições, para renovação e expansão do conjunto de barcos disponíveis para essa modalidade desportiva.
Às obras de requalificação da sede do Clube Náutico de Angra do Heroísmo, agora concluídas, segue-se, dentro de um ano, um projecto de ampliação, com um novo bloco, a construir ao lado das actuais instalações, inserido no Plano de Requalificação da Baía de Angra, com financiamento do Governo dos Açores e da Câmara Municipal.