Segundo o dirigente social-democrata, o PSD/Açores nunca aprovou um regulamento de quotas, pelo que todos os militantes inscritos no ficheiro regional estão automaticamente habilitados a participar nos actos eleitorais.
“A votação vai contar com 57 mesas de voto espalhadas pelas nove ilhas”, revelou Jorge Macedo, que explicou que a hora de abertura das mesas vai variar entre os concelhos para respeitar “velhas tradições”, mas encerram em simultâneo às 22:00 locais (23:00 de Lisboa).
As primeiras eleições directas no PSD/Açores realizaram-se a 09 de Novembro de 2007 e foram ganhas por Carlos Costa Neves, que se demitiu em Outubro deste ano na sequência da derrota do partido nas legislativas regionais.
A actual presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral, é a única candidata à liderança do partido, que concorre com o intuito de “promover a unidade interna e obter o apoio da sociedade açoriana” para um novo projecto de governo em 2012.
“Considerando todos os argumentos invocados e o sentido de serviço que sempre imprimi à minha conduta cívica e profissional, aceito o desafio de dar o meu contributo à minha região”, afirmou Berta Cabral no dia em que apresentou a sua candidatura.
Na sua Moção Global de Estratégia, designada “Mãos à obra pelos Açores”, Berta Cabral destaca que “arregaça as mangas e lança mãos à obra” para vencer as eleições regionais em 2012 e retirar o poder ao partido socialista no arquipélago.
As segundas directas do PSD/Açores vão servir, também, para escolher os delegados ao XVIII Congresso Regional do partido, agendado para 16, 17 e 18 de Janeiro, na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
“Serão eleitos 300 delegados nas directas para o Congresso Regional em Janeiro, que terá lugar no Coliseu Micaelense”, adiantou o secretário-geral do PSD/Açores.
in Lusa/AO Online