Dezasseis sismos de baixa magnitude foram registados ao largo da Graciosa, nos Açores, entre as 01:18 de sábado e as 10:50 de hoje, ilha onde esta madrugada foi sentido um sismo de 2.9 na escala de Richter.
Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, que reporta informação do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), “foi registado às 03:45 de hoje [mais uma hora em Lisboa] um evento com magnitude 2.9 na escala de Richter e epicentro a cerca de sete quilómetros a oeste de Luz, na ilha Graciosa”.
De acordo com a informação disponível, “o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III na escala de Mercalli Modificada em Guadalupe, na Graciosa”, refere a Proteção Civil.
“O CIVISA informa ainda que, entre as 01:18 de sábado, 05 de dezembro, e as 10:50 de hoje, foram registados 16 eventos na mesma região epicentral, com os epicentros a definirem uma faixa de direção nordeste-sudoeste”, adianta a Proteção Civil.
Esta zona “foi já palco de significativa atividade sísmica no passado, destacando-se a crise sísmica de março de 2012, durante a qual foram registados 300 eventos, na sua maioria de magnitude inferior a 2.0”, refere a mesma nota.
As autoridades regionais acrescentam que continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados se necessário.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o sismo não causou danos pessoais ou materiais.
Lusa