Mais um ano se passou…
Mais um dia da secretária para festejar…
Muito já se falou…
Muito há ainda por falar…
A secretária tal como o “direito” rege-se por um conjunto de normas , que decorrem de uma base sociológica. Tendo na sua génese formativa, a influência de vários aspectos, sendo eles de carácter religioso, moral e outros resultantes de contigências geopolíticas.
As normas de uma sociedade são idiossincráticas da natureza dessa mesma sociedade, definem-se na mesma proporção que são definidas por ela, de acordo com um fenómeno conhecido como o de causação circular, isto é são mutuamente causa e efeito uma da outra, como vimos ser esse o sentido da expressão “ubi ius ibi societas”.
O que quero com isto dizer?
Nós secretárias somos o reflexo e influência do nosso gestor. Cabe-nos desempenhar as tarefas de marcação/controlar compromissos reuniões e viagens, realizar pesquisas e preparar documentos para reuniões, responder e fazer chamadas telefónicas, arquivar documentos, controlar a correspondência entrada, receber pessoas, etc.
Para que todas estas tarefas sejam executadas com precisão, é necessário ter vários conhecimentos como por exemplo, conhecer o papel da secretária e o que faz cada um na sua organização, conhecer os métodos de trabalho, conhecer os sistemas de informação, ter um bom conhecimento de português, falado, escrito e gramatical.
Na minha perspectiva a secretária terá de ter qualidades indissociáveis, como por ex: ser paciente, diplomática, discreta, possuir motivação , saber trabalhar independentemente ou fazendo parte de uma equipe, saber estabelecer prioridades atendendo á gestão do seu tempo, saber trabalhar sob pressão, honrar compromissos e datas , e relacionar-se com os demais funcionários da organização.
Reunindo todos estes requisitos estamos perante uma pessoa com uma carreira.
O que é uma carreira?
O conceito de carreira poderá ser visto em vários sentidos:
Carreira como uma sequência de trabalhos/funções
Carreira como uma sequência de experiências profissionais
Carreira como desenvolvimento profissional
O conceito de carreiras centra-se sobretudo no indivíduo e nas suas necessidades. No entanto, não pode de forma alguma centrar-se apenas na pessoa, devendo implicar uma análise à dinâmica decorrente da relação entre a organização e o indivíduo. Daí concluirmos ser mais correcto e pertinente utilizar o termo de desenvolvimento de carreiras ao invés de gestão de carreiras.
Em suma, para o desenvolvimento de carreiras entende-se um processo de avaliação, alinhamento e conciliação entre as necessidades, oportunidades e mudanças da organização e do indivíduo , através do recurso a múltiplas abordagens e métodos.
Um bom desempenho na vossa carreira
RENÉE FRANÇOISE AMARAL RODRIGUES
(Secretária Particular )