O dia da Região celebra-se na segunda-feira com uma sessão solene na Povoação, em S. Miguel.
O Dia dos Açores, instituído em 1980 para comemorar a açorianidade e a autonomia regional, celebra-se sempre na ‘Segunda-Feira do Espírito Santo’, data escolhida pelo parlamento regional por ser considerado “o mais popular dia de repouso na região”.
A comemoração deste dia, uma organização conjunta do Governo e da Assembleia Legislativa dos Açores, pretende ser uma “afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade regional”, enquanto “base e justificação da autonomia política” da região.
Este ano, a data será comemorada a 28 de maio com uma cerimónia solene na vila da Povoação, durante a qual serão agraciadas com as insígnias regionais 48 personalidades e instituições que se distinguiram nas áreas política, económica e cultural.
O programa comemorativo começa, no entanto, na sexta-feira à noite com um concerto pela Banda do Faial da Terra, seguido de cantigas ao desafio, prosseguindo no sábado com uma recriação do ‘Desembarque dos Povoadores’, no Cais da Igreja Velha.
Ainda no sábado, realiza-se a Feira do Povoamento, que será animada por grupos folclóricos da Ribeira Quente, Furnas e Lomba do Cavaleiro, terminando o dia com um concerto do grupo Belaurora, no jardim público da vila.
No domingo está previsto o lançamento do livro ‘Ilhas Desconhecidas’, de Raul Brandão e fotografias de Jorge Barros, assim como a abertura da exposição de fotografias com o mesmo tema, encerrando este dia com um espetáculo do grupo Açorutopia.
A sessão solene de segunda-feira, que contará com a presença do representante da República para os Açores, Pedro Catarino, incluirá intervenções dos presidentes do Governo dos Açores, Carlos César, e da Assembleia Legislativa Regional, Francisco Coelho.
No final da cerimónia serão servidas as tradicionais Sopas do Espírito Santo a toda a população.
As comemorações do Dia da Região têm vindo a ser realizadas em vários concelhos dos Açores e junto das comunidades emigrantes, tendo as mais recentes decorrido nas Velas, em S. Jorge (2008), em Toronto, Canadá (2009), no Corvo (2010) e na Praia da Vitória, na Terceira (2011).
Lusa