Os Açores assinalam na segunda-feira o Dia da Região com uma sessão solene na Assembleia Legislativa, na Horta, Faial, em que serão condecoradas personalidades e instituições que se destacaram na “consolidação da identidade histórica, cultural, política e económica”.
A comemoração deste dia, que é feriado regional, é uma organização conjunta da Assembleia Legislativa dos Açores e do Governo Regional e pretende celebrar a “afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade regional”, que são entendidas como “base e justificação da autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam”, sublinha o executivo.
O Dia dos Açores, instituído pela Assembleia Legislativa em 1980 para comemorar a açorianidade e a autonomia regional, celebra-se sempre na “Segunda-Feira do Espírito Santo”.
Este ano, a data será comemorada a 20 de maio, na cidade da Horta, com uma sessão solene às 11:00, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, em que serão agraciadas personalidades e instituições que se destacaram na consolidação da identidade histórica, cultural, política e económica dos Açores, estando previstas intervenções da presidente do Parlamento, Ana Luís, e do presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.
Por iniciativa da Comissão Fabriqueira da Igreja de Nossa Senhora da Luz, será também associado ao programa das festividades um almoço tradicional do Espírito Santo, na Casa do Povo dos Flamengos, às 13:00.
As comemorações do Dia da Região têm vindo a ser realizadas em vários concelhos dos Açores e junto das comunidades emigrantes, tendo as mais recentes decorrido nas Velas, em S. Jorge (2008), em Toronto, Canadá (2009), no Corvo (2010), na Praia da Vitória, na Terceira (2011) e em 2012 na vila da Povoação, em São Miguel.
Lusa