O ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas assinala hoje o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com uma conferência que conta com a especial participação de David Santos, Subdiretor-Geral da Direção Geral do Património Cultural, João Mendes Ribeiro, Arquiteto do Projeto deste Centro de Artes Contemporâneas e Carlos Marques, Presidente da Delegação Açores da Ordem dos Arquitetos, e moderação de Fátima Marques Pereira, diretora do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas.
David Santos falará sobre “O tempo a dois tempos: as temporalidades do património e da visita”, colocando, na sua apresentação, várias questões: “Como se pode apreender e valorizar as diferentes manifestações do tempo no património que nos rodeia? Como poderemos hoje, entre tempos cada vez mais limitados e controlados, intuir, observar e experimentar a dimensão da temporalidade nos monumentos, na arquitetura contemporânea ou na leitura de uma obra de arte?”.
A apresentação de João Mendes Ribeiro, co-Arquiteto do projeto ARQUIPÉLAGO, irá centrar-se nas requalificações, mais especificamente o caso deste Centro de Artes.
“Património, significado abrangente, utilizado vezes sem conta na busca de uma identidade…experiências empíricas de um arquiteto” será a temática abordada pelo Arquiteto Carlos Marques.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado anualmente a 18 de abril, e a data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção, sendo o tema de 2017 “Património Cultural e Turismo Sustentável”.
A conferência no ARQUIPÉLAGO tem início agendado às 19horas.