Assinala-se a 24 de Novembro o Dia Nacional da Cultura Científica, em homenagem a Rómulo de Carvalho: professor, metodólogo, investigador, e autor de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão.
O Observatório do Mar dos Açores (OMA) associa-se às celebrações deste dia e em parceria com a Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA) e o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP/UAç), será apresentado no dia 22 de Novembro o documentário “José Bonifácio”, realizado por Francisco Manso, que aborda a história da Ciência e da Política, no início do século XIX.
A exibição deste documentário terá lugar, no mesmo âmbito, nas ilhas Terceira e em São Miguel, dias 23 e 24 de novembro, respetivamente.
José Bonifácio de Andrada e Silva (1763/1838), cujo 250º aniversário do seu nascimento se celebra no corrente ano, é considerado o primeiro estadista de dimensão universal a compreender que Natureza e Humanidade são um todo único, desenvolvendo ações conjugadas no âmbito da defesa dos recursos naturais e dos direitos do homem. Este é um relato da sua trajetória de aprendizagem científica, como Secretário Perpétuo da Academia Real das Ciências de Lisboa, numa representação ficcionada da preparação do seu discurso histórico de Junho de 1819, que antecedeu o seu regresso ao Brasil. Um documentário realizado, no âmbito do Ano de Portugal no Brasil e o Ano de Brasil em Portugal, que culminou em Julho passado.
Esta iniciativa insere-se no plano de celebrações da Semana da Ciência e da Tecnologia, coordenada pela Agência Nacional para Cultura Científica, e que é assinalada, de 18 a 24 de novembro, com um programa de divulgação científica, por todo o país.