Diáspora voou sempre em segurança

Todos os voos efectuados pela aeronave “Diáspora” após o dia 4 de Agosto decorreram dentro da completa normalidade e segurança, tendo sempre sido sujeitos à prévia realização de vistorias pela chamada manutenção de linha após toda e qualquer aterragem, conforme estipulado pela lei, informou esta segunda-feira o Gabinete de Comunicação & Imagem do grupo  SATA.
De acordo com informação do Grupo SATA, a aeronave CS-TKO “Diáspora” experimentou uma aterragem dura no passado dia 4 de Agosto de 2009, no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, no final do voo S4 129. Após esta aterragem e de acordo com os procedimentos legais estabelecidos, foi efectuada uma inspecção de linha, tendo sido a aeronave considerada apta para prosseguir o seu plano de voos.

No dia 6 de Agosto, e seguindo o programa de manutenção estipulado pelo fabricante (Airbus), foi realizada uma inspecção programada à aeronave, pela TAP Engenharia e Manutenção, no Aeroporto de Lisboa. Nesta inspecção foram detectados indícios da existência de um denominado “hard landing”, prontamente comunicados ao fabricante Airbus (no próprio dia 6 de Agosto), tendo sido, nesta altura, recomendado tanto pela Engenharia e Manutenção da SATA Internacional, como pela Airbus, que a aeronave fosse sujeita a uma inspecção preventiva, aplicada a este tipo de situações, que não são inéditas na aviação pois são observadas esporadicamente.

 

 

Esta inspecção preventiva está a ser desenvolvida pela TAP Engenharia e Manutenção, sob a orientação da Airbus e acompanhamento pela SATA Internacional, e deverá estar concluída no início de Outubro.

O mesmo comunicado adianta que no dia 7 de Agosto, a SATA Internacional comunicou, de acordo com a regulamentação em vigor, ao GPIA (Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes) do INAC os dados apurados. Ainda nesta ocasião, a SATA Internacional instaurou um inquérito interno com vista a apuramento de causas e medidas correctivas, caso as hajam.

 

 

Como medida preventiva, os pilotos envolvidos na dita aterragem foram retirados de funções de pilotagem enquanto decorre o inquérito, cujos resultados são esperados na segunda metade de Setembro.

 

 

 

 

AO online

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