A Diretora Regional da Juventude afirmou que o objetivo para os próximos anos é “internacionalizar a juventude açoriana”, através da promoção de vários programas, mas destacou a importância dos jovens terem “espíríto de iniciativa” e de se “auto-responsabilizarem pelo seu futuro”.
Pilar Damião de Medeiros falava na conferência “Ser Europeu nos Açores”, que decorreu sexta-feira à noite no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, com a presença de cerca de meia centena de participantes.
A iniciativa pretendeu fomentar a internacionalização de experiências dos jovens açorianos, mas também sensibilizá-los para a importância da sua participação cívica no espaço público europeu, bem como incentivá-los à reflexão dos seus direitos, deveres e responsabilidades.
O encontro foi também uma oportunidade para a partilha das experiências dos convidados, enquanto cidadãos europeus com vivências internacionais que vivem nos Açores.
A iniciativa contou com a participação de Rui Bettencourt, Assessor da Presidência do Governo dos Açores, Montserrat Ciges, escultora, realizadora e investigadora na área do património sonoro das ilhas dos Açores na salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, e Ricardo Tavares, doutorado em Teologia, na Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt, na Alemanha.
A conferência “Ser Europeu nos Açores” é uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, dirigida aos jovens e às entidades que desenvolvem projetos para jovens, bem como ao público interessado nos temas tratados.