A Direcção Regional do Trabalho admite que se registou “um aumento do número de inscritos”, mas recorda que “o número de desempregados nos Açores é manifestamente inferior ao registado a nível nacional”.
“Os açorianos são 2,5 por cento da população nacional, mas têm apenas 1,3 por cento dos desempregados do total nacional”, refere o documento, recordando que “desde 1998, as taxas de desemprego nos Açores foram sempre inferiores às nacionais e, em 90 por cento, foram mesmo as mais baixas de Portugal”.
Relativamente ao desemprego jovem nos Açores, a direcção regional salienta que a taxa de incidência na região é de 45 jovens desempregados por cada 1.000 jovens, enquanto no continente é de 59 e na Madeira atinge 89.
“Estes dados demonstram, de forma inequívoca, onde há menor desemprego juvenil”, salienta o documento, frisando que o investimento e os programas do governo regional nesta área “deram resultados nunca antes alcançados nos Açores”.
A Direcção Regional do Emprego criticou ainda os TSD e a JSD por não terem apresentado “uma única estratégia, ideia ou medida”, rejeitando também as críticas quanto à falta de auscultação dos parceiros sociais na definição das políticas de emprego.