Director-geral de Saúde adverte contra consumo indevido de Oseltamivir

saude-director-geralO director-geral da Saúde advertiu, esta sexta-feira, contra o consumo indevido do medicamento Oseltamivir, indicado para o tratamento da gripe A (H1N1), nomeadamente devido ao risco de aumentar o desenvolvimento de resistências dos vírus.

Francisco George comentava à agência Lusa a oferta ilegal do medicamento na Internet, onde é vendido a preços muito superiores aos praticados legalmente, ou seja, mediante receita médica e nas farmácias portuguesas.

 

“O Oseltamivir não deve ser utilizado livremente, uma vez que a sua prescrição é estritamente médica”, sendo que “o uso indevido tem como consequência aumentar a probabilidade de surgirem resistências dos vírus ao medicamento”, afirmou à Lusa Francisco George.

 

“Está absolutamente indicada a prescrição pelo médico e, além disso, o medicamento deve ser tomado seguindo as indicações rigorosas do médico”, sublinhou.

 

“Não deve ser tomado em automedicação”, insistiu.

 

A agência Lusa consultou algumas dezenas de “sites” e encontrou o medicamento à venda por preços que chegam a atingir os 300 euros por cada embalagem de dez comprimidos, enquanto que o original, legalmente autorizado, custa pouco mais de 20 euros.

 

Confrontado com esta situação, o vice-presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Hélder Mota Filipe, disse que o assunto merece a preocupação das autoridades de saúde, que já há algum tempo têm alertado para os riscos da venda ilegal de fármacos.

 

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here