O Diretor Regional das Comunidades defendeu, em Hamilton, nas Bermudas, a importância da língua portuguesa como “um potencial no futuro socioprofissional, para além do aprofundamento das relações intergeracionais”.
Paulo Teves, que falava quarta-feira no final de uma visita à Escola Portuguesa da Bermuda e ao Clube Vasco da Gama, frisou que a língua portuguesa “tem uma significativa importância nos dias de hoje, quer num maior leque de oportunidades, quer nos relacionamentos com outros povos que partilham a língua de Camões”, sublinhando que a sua promoção fora de Portugal “deve ser uma missão de todos, desde logo dos pais no incentivo à sua aprendizagem juntos dos mais jovens”.
No encontro com a Direção do Clube Vasco da Gama, instituição com 82 anos de existência, o Diretor Regional teve a oportunidade de conhecer os projetos que estão a ser desenvolvidos no que se refere à expansão da ação da Escola Portuguesa, bem como outras iniciativas de âmbito cultural junto da comunidade portuguesa, que se estima que representa cerca de 20 a 25% da população total da Bermuda.
Nesta deslocação de três dias a este território ultramarino britânico, Paulo Teves reuniu-se também com a Direção da Casa dos Açores da Bermuda, com a qual foi assinado um protocolo de cooperação com a Direção Regional das Comunidades.
Na ocasião, afirmou ser essencial “que a diáspora açoriana tenha um papel cada vez mais interventivo no local onde se insere”, salientando a importância de “explorar todas as possibilidades de interação com a comunidade local, mostrar a realidade arquipelágica açoriana e participar ativamente na sociedade de acolhimento”.
“O Governo dos Açores congratula-se com a vontade do Povo Açoriano em manter a ligação afetiva com as ilhas e o compromisso que assumem trabalhar em prol da plena integração dos emigrantes açorianos e serem atores ativos no projeto de desenvolvimento da nossa Região”, frisou.
Paulo Teves destacou ainda a existência daquela organização no “contributo para a afirmação dos Açores no mundo”, acrescentando que o desenvolvimento de iniciativas sobre a Região na Bermuda demonstra o “orgulho de se ser Açoriano mesmo longe do espaço insular e a vontade de dar a conhecer a terra origem de milhares de emigrantes residentes neste arquipélago”.
Nesta sessão, que contou com a presença de todos os membros da direção desta organização, fundada em 2015 e que passou a fazer parte do Conselho Mundial das Casas dos Açores em 2016 aquando da Assembleia Geral que decorreu nas ilhas das Flores e Corvo, foram dados a conhecer os objetivos que pretendem atingir, bem como as diversas ações planeadas para os próximos anos.
Ainda no âmbito desta visita à comunidade açoriana das Bermudas, o Diretor Regional teve oportunidade de se reunir com o novo Ministro da Administração Interna, Walton Brown, e com a Diretora do Departamento da Cultura, Heather Whalen, tendo destacado “a histórica relação existente entre os dois arquipélagos, que potencia o desenvolvimento de projetos comuns”, em diversas áreas.
Hoje, último dia da deslocação, Paulo Teves reúne-se com a Direção do Bermuda National Gallery, instituição que acolhe e promove vários eventos de âmbito cultural.
Açores 24Horas / Gacs/ Foto de Arquivo