Inicia-se na próxima terça-feira, a discussão pública da proposta de revisão do Programa de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), que decorre entre 22 de janeiro e 22 de março, com sessões públicas de esclarecimento em todas as ilhas, apelando à participação de todos os cidadãos.
A proposta de POTRAA que entrará em discussão pública tem como visão estratégica a consolidação dos Açores como um destino turístico autêntico e íntegro, assente nos seus recursos e valores patrimoniais, de natureza cultural, natural e paisagística, únicos e que identificam cada ilha, e a região no seu todo, gerido segundo um modelo ordenado, sustentável, seguro e competitivo, que articula e coordena políticas públicas e assegura a participação dos diferentes intervenientes, permitindo que se superem as expetativas daqueles que visitam o arquipélago.
A revisão do POTRAA foi determinada pela Resolução do Conselho do Governo n.º 101/2015, de 15 de julho, alterada e republicada pela Resolução n.º 74/2017, de 7 de agosto, tendo o processo de elaboração sido acompanhado por uma comissão consultiva, composta por entidades representativas e com interesse no setor, pela Associação de Municípios da Região e por departamentos do Governo Regional.
Os documentos relativos à proposta de revisão do POTRAA e respetivo Relatório Ambiental encontram-se disponíveis para consulta na Direção Regional do Turismo, na Horta, nas Delegações de Turismo das ilhas de São Miguel e Terceira, e nos Postos de Turismo das restantes ilhas.
A consulta dos documentos e participação dos interessados pode ainda ocorrer online, através do endereço eletrónico http://potraa.quaternaire.pt.
A primeira sessão pública de esclarecimento terá lugar nas Flores, a 4 de fevereiro, no Auditório Municipal de Santa Cruz, seguindo-se a ilha Terceira, no dia seguinte, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luis da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, e a ilha de São Miguel, a 11 de fevereiro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, sempre com início pelas 18H00.
A 12 de fevereiro, pelas 21H00, a sessão decorrerá no Faial, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, enquanto no dia seguinte, pelas 18H00, terá lugar no Pico, no Auditório Municipal da Madalena, e, a 21 de fevereiro, pelas 21H00, em Santa Maria, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.
A 25 e 26 de fevereiro, pelas 18H00, as sessões realizam-se no Multiusos da Graciosa, em Santa Cruz, e na Escola Básica e Secundária das Velas, em São Jorge, respetivamente, culminando a 13 de março, pelas 20H00, com uma sessão no Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia do Corvo.