Em resposta às declarações feitas pela Ordem dos Farmacêuticos, a Secretaria Regional da Saúde garante que a dispensa de medicamentos em dose unitária, na farmácia do hospital de Ponta Delgada, cumpre todas as regras de seguranças e tem total garantia de que não há qualquer risco para a saúde pública.
Miguel Correia sublinha que o hospital de Ponta Delgada, desde a década de 80, fornece medicamentos em unidose aos serviços de internamento e, portanto, tem procedimentos que garantem a segurança desses medicamentos.
“Atendendo a essa experiência e ao manual de procedimentos que teve que preparar, o hospital de Ponta Delgada oferece a total segurança dos medicamentos que dispensa ao público neste momento”, frisa Miguel Correia.
A Secretaria da Saúde sublinha que a dispensa de medicamentos em unidose é um projeto piloto e experimental, apenas para os utentes que vão à urgência do hospital.
Só mais tarde, com a publicação da regulamentação e com a consolidação da experiência e da prática de dispensa ao público, é que se avançará para as pessoas que têm alta do internamento e que vão à consulta externa e posteriormente a outras unidades de saúde.