O Governo Regional, através da Direção Regional do Turismo, disponibiliza apoios financeiros a iniciativas, ações e eventos de animação turística para promoção do destino Açores, com potencial para combate à sazonalidade do setor.
Um despacho publicado hoje em Jornal Oficial para concessão destes apoios financeiros fixa o limite orçamental em 1,2 milhões de euros para este ano, ao abrigo do regime de financiamento público a iniciativas, ações e eventos de animação turística ou com impacte significativo na promoção externa do destino turístico Açores, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 18/2005/A.
Para o Governo dos Açores, este é um instrumento que deve ser utilizado pelos agentes do setor, permitindo apoiar iniciativas em todas as ilhas, constituindo-se como ferramenta fundamental para o combate à sazonalidade através do apoio à captação de eventos que contribuam para a vinda de turistas nas épocas baixa e média.
Trata-se, não só, de um investimento de promoção, mas também de captação de fluxos turísticos, permitindo ainda a consolidação da notoriedade e, desta forma, do desenvolvimento sustentado do setor.
Possibilita-se, assim, estimular dinâmicas locais com interesse turístico e, simultaneamente, incentivar e potenciar a promoção turística da Região, através de iniciativas que demonstrem relevante interesse público regional e que contribuam para o aumento da notoriedade nacional e internacional do destino.
Esta é mais uma medida inserida na estratégia de promoção do destino, enquanto uma das prioridades definidas pelo XII Governo dos Açores.
Os interessados podem obter mais informações no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/sreat-drturismo/livres/can_singulares_Incen_AnimeProm_Tur.htm