A Secretaria Regional da Saúde disponibiliza um questionário online de avaliação do risco para pessoas que pretendem entrar na Região Autónoma dos Açores, que visa facilitar e tornar mais célere a chegada ao arquipélago.
Os passageiros devem preencher o questionário da Autoridade de Saúde Regional, disponível no site https://destinoseguro.azores. gov.pt/ e distribuído também pelas companhias aéreas, nas 72 horas antes da partida.
A informação recolhida no questionário, que se destina à avaliação de risco e deteção precoce, é integrada automaticamente na plataforma COVID-19, visando tornar o processo administrativo associado ao acolhimento do passageiro mais fácil e célere.
O preenchimento dos dados pelo próprio passageiro visa ainda minimizar o risco de erros no registo da informação, como os contactos, facilitando a comunicação do resultado.
Para agilizar o processo de entrada na Região, foram realizados desenvolvimentos adicionais ao sistema de informação COVID-19, como a criação automática da requisição para a realização do teste do sexto dia e a produção de relatórios sobre a comunicação dos resultados, que viabilizam a monitorização e a correção de erros.
Recentemente o Governo dos Açores largou a rede de laboratórios para a realização de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2 antes do embarque, promovendo novo teste de despiste ao sexto dia, reforçando equipas e sistemas de suporte ao processo de colheita, análise laboratorial e comunicação do resultado.