O Museu Carlos Machado, promove a 10 de abril, no Teatro Micaelense, pelas 21h30, com entrada livre, a estreia do documentário intitulado ‘Pão’, da autoria de André Laranjinha.
Este documentário é uma coprodução Museu Carlos Machado/Alice’s House e surge na sequência dos documentários já anteriormente promovidos por este museu sobre romarias, moinhos de água e a matança de porco.
O registo em filme das tradições e vivências micaelenses é uma aposta contínua do Museu Carlos Machado, que assim procura guardar em memória estas tradições e costumes, atualmente vistas de uma maneira geral como parte do património cultural imaterial de todo um povo.
Desta vez, o mote é o fabrico do pão, desde a preparação do cereal até ao produto final, num processo que esconde memórias de tradições progressivamente substituídas por mecanismos automatizados que alteram os hábitos e a envolvência dos que dedicaram, por vezes, vidas inteiras a esta atividade.
‘Pão’ surge, por isso, como registo do património cultural imaterial, no quadro da vocação do museu para a sua preservação.
Este documentário, da autoria de André Laranjinha, contou com a colaboração de Sudip Kumar Chattopadhyaya, Francisco Laranjinha e Paulo Machado, tendo sido totalmente rodado e produzido em São Miguel.