O Presidente norte-americano eleito, Donald Trump, foi escolhido pela revista norte-americana Time como a “Personalidade do ano 2016”, foi hoje divulgado.
“É uma grande honra. Significa muito”, reagiu o multimilionário, durante uma entrevista via telefone ao programa “Today” da estação norte-americana NBC.
A editora-chefe da revista, Nancy Gibbs, afirmou em declarações ao mesmo programa que a candidata presidencial democrata Hillary Clinton foi a segunda finalista.
Nancy Gibbs acrescentou que a escolha de Trump foi “clara”.
Após uma surpreendente nomeação pelo Partido Republicano e uma inesperada vitória nas eleições presidenciais do passado dia 08 de novembro, Trump redesenhou as regras da política americana, segundo a publicação.
O magnata do imobiliário de Manhattan, de 70 anos, derrotou Hillary Clinton nas eleições de novembro ao conseguir 306 dos 538 “grandes eleitores” do Colégio Eleitoral, o órgão que elege o Presidente dos Estados Unidos.
O vencedor tem de conseguir, no mínimo, 270 “grandes eleitores”. Estes grandes eleitores vão reunir-se no próximo dia 19 de dezembro para oficializar a eleição de Trump.
Donald Trump conseguiu a maioria necessária no Colégio Eleitoral, mas foi Clinton que conquistou o maior número de votos (voto popular).
Um mês depois da sua eleição, Trump já escolheu parte das figuras que vão integrar a futura administração norte-americana.
Donald Trump será empossado a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.
A revista Time designa uma figura do ano desde 1927.
Em 2012, Barack Obama, que tinha sido reeleito para um segundo mandato presidencial, foi a personalidade escolhida. No ano seguinte, foi o papa Francisco, seguindo-se os profissionais de saúde e os voluntários que lutaram contra a epidemia do vírus do Ébola na África Ocidental (2014) e a chanceler alemã Angela Merkel (2015).
Lusa