O candidato do PSD/Açores a presidente do governo defendeu hoje que nas próximas eleições regionais é necessária uma “rutura” com o regime socialista que se mantém inalterado ao longo de 20 anos, de modo a dar uma “nova esperança aos açorianos”.
“Nos Açores tem que haver uma rutura que acabe com o atual regime de 20 anos [do PS] e permita uma nova esperança aos açorianos”, afirmou Duarte Freitas, no encerramento das jornadas parlamentares Açores/Madeira.
O líder dos social-democratas açorianos deu como exemplo o sucedido na Madeira, em que, apesar da mesma força partidária continuar no poder, “houve uma luta interna dentro de um partido” que conduziu a uma “verdadeira renovação” e à “mudança de protagonistas, de políticas e de prioridades”.
“Nos Açores não assistimos a essa mudança e continuamos com o mesmo regime de 20 anos. Nos Açores o regime socialista mantém-se inalterado há 20 anos. O que vai estar em causa em outubro próximo é aquilo que esteve em causa na Madeira há um ano: é a mudança, é a renovação”, disse.
Duarte Freitas sublinhou que um futuro governo regional social-democrata vai empenhar-se em resolver os “problemas concretos” dos açorianos, em áreas como a saúde, o emprego, a educação, as pescas ou a agricultura. “Temos de dar resposta à pessoa que está na Graciosa ou em Santa Maria a precisar de um médico especialista e tem de esperar seis meses. Ou à pessoa que está em São Miguel a necessitar de uma prótese numa anca e espera quatro anos”, frisou.
O presidente do PSD/Açores referiu igualmente que é preciso resolver os problemas concretos “do pescador que ganha menos de 100 euros por mês ou do agricultor que se levanta às cinco da manhã para ir tratar as vacas e todos os dias está a ter prejuízo”. “São as respostas a estes problemas que nós vamos procurar dar. E é uma nova esperança que queremos dar aos açorianos. Os Açores têm uma taxa de desemprego jovem brutal. Vamos trabalhar para dar mais oportunidades e emprego para os nossos jovens”, garantiu.
O candidato do PSD/Açores a presidente do governo assegurou ainda que irá trabalhar no sentido de “criar condições para que o turismo se torne sustentável, aproveitando esta dinâmica das novas acessibilidades e da baixa dos preços para criar mais emprego através da qualificação” do setor.
Duarte Freitas acrescentou que as novas tecnologias podem também “trazer novas oportunidades” para a criação de emprego, dando como exemplo o facto de haver já alguns jovens açorianos “que trabalham com empresas tecnológicas de Silicon Valley, na Califórnia”. “Há disponibilidade dos açorianos que estão em Silicon Valley, com quem estou já a desenvolver ideias, para criarem projetos, mutuamente benéficos, de mãos dadas com os açorianos que estão aqui na Região. Com as novas tecnologias desapareceram as distâncias”, afirmou o presidente do PSD/Açores.