O Presidente do PSD/Açores apelou hoje aos dirigentes do Partido Popular Europeu (PPE) para que apoiem os esforços que a Região e Portugal estão a fazer para conter e ultrapassar o impacto que a redução do efetivo militar norte-americano da base das Lajes terá na economia regional e muito em particular na ilha Terceira.
Duarte Freitas, que falava na universidade de verão do PPE, que está a decorrer no Porto, lembrou que a base das Lajes constitui, precisamente, “um exemplo de como precisamos de reforçar os laços que unem os dois lados do Atlântico” lamentando que os últimos anos tenham sido marcados “pelos desinvestimentos a sucederem-se com a consequente perda de postos de trabalho”.
O presidente do PSD/Açores considerou, por isso, “muito positiva” a iniciativa recentemente lançada, nos EUA, por representantes políticos ligados às comunidades portuguesas.
“Felizmente, temos responsáveis americanos como Devin Nunes – também presente na conferência – que, tendo raízes açorianas e compreendendo bem esta situação, estão a agir nas cúpulas de decisão em Washington, e ainda recentemente fizeram aprovar uma moção no Congresso que pretende fazer a administração americana repensar a decisão de diminuir a presença nos Açores”.
O presidente do PSD/Açores está a participar na universidade de verão do Partido Popular Europeu, organizada conjuntamente com o European Ideas Network (EIN).
O EIN é um dos mais importantes “think tanks” mundiais e dedica-se aos grandes desafios globais que se colocam aos países europeus na atualidade e do qual Duarte Freitas é membro desde 2008.
Duarte Freitas participou hoje, no painel dedicado às relações transatlânticas, nomeadamente ao relacionamento da Europa com os Estados Unidos.