Logo que cheguem aos Açores, as vacinas serão “distribuídas proporcionalmente” por todas as ilhas do arquipélago, para que comecem imediatamente a ser aplicadas às pessoas que integram os grupos prioritários.
Para o efeito, um grupo de 16 profissionais de saúde, incluindo enfermeiros e médicos, esteve recentemente em Lisboa numa acção de formação na Direcção Geral da Saúde.
“Estes profissionais estão agora a dar formação a pessoal de saúde nos Açores, para que todos os centros e unidades de saúde do arquipélago disponham de pessoas habilitadas a ministrar a vacina”, salientou a mesma fonte.
Os profissionais de saúde, elementos dos bombeiros e protecção civil, enfermeiros da Linha Saúde Açores, grávidas e doentes de risco serão as primeiras pessoas a ser vacinadas, num grupo que também integra os titulares dos órgãos de soberania, entre os quais os membros do governo regional e os deputados.
Na estimativa da Secretaria Regional de Saúde, todas as pessoas que integram os grupos prioritários devem ficar vacinadas num curto espaço de tempo, atendendo a que a segunda tranche – com mais 1500 vacinas – chega ao arquipélago dentro de duas semanas.
Lusa