É oficial, está publicada a abertura de 762 vagas na Administração Pública Regional

Sérgio Ávila adiantou-se e já o havia anunciado na passada terça-feira na cidade da Horta, no decorrer dos trabalhos parlamentares, mas hoje é oficial. Está publicada em Jornal Oficial a autorização para a contratação , em termos de contrato de trabalho em função pública, de 762 novos trabalhadores para a Administração Regional ainda este ano.

Na altura o Vice-residente do Executivo Regional referiu ser esta “uma oportunidade de melhoria da qualidade do serviço público e, também, uma oportunidade de reforçar o rejuvenescimento da função pública”, hoje reitera que “estas vagas correspondem às necessidades que a Região prevê ter em termos de recursos humanos para os próximos tempos”, nomeadamente “tendo em conta aqueles funcionários que se prevê que se irão reformar, aqueles que, com mais de 60 anos, estão em situação de baixa prolongada”.

Sérgio Ávila acrescentou que o número de vagas que vão ser colocadas a concurso externo de acordo com o quadro hoje publicado “também decorre da avaliação, serviço a serviço, das necessidades para garantir a prestação e a qualidade de serviço público”.

Dessas vagas, maioritariamente nas áreas da Educação e da Saúde, 318 correspondem a assistentes operacionais, 187 a técnicos superiores, 136 a assistentes técnicos, 43 a enfermeiros, 21 a médicos e 57 a outras categorias profissionais.

A contratação de médicos e de enfermeiros destina-se a vagas nas Unidades de Saúde de Ilha da Região.

“A estas 762 vagas adicionam-se – e, portanto, tem que se somar – 192 concursos que se encontram numa segunda fase, também externa, o que permitirá, no conjunto, este ano, a abertura de concursos para 954 lugares de trabalho em funções públicas na Administração Regional”, salientou o governante, referindo que “só nos últimos três anos, a Administração Pública foi reforçada em 606 funcionários”, sendo que, nesse mesmo período, os jovens trabalhadores até 30 anos registam um reforço de 37 por cento.

“Com estes dados, permitir-se-á no futuro uma Administração Pública cada vez mais jovem, cada vez mais qualificada, em pleno respeito por todos aqueles que, independentemente da idade, prestam com determinação e qualidade um serviço à causa pública”, defendeu Sérgio Ávila.

 

 

Açores 24Horas / Foto de arquivo

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here