A associação ecologista Amigos dos Açores criticou a realização de provas automobilísticas no “único lugar do mundo” onde vive o priolo, alertando para os perigos que isso representa para aquela pequena ave em risco de extinção.
“Precisamente durante a época de reprodução desta ave, período crucial para a sua sobrevivência, que decorre de Junho a Agosto, tem decorrido o maior evento automobilístico do ano (nos Açores)”, refere a associação numa nota hoje divulgada, referindo-se ao SATA Rally Açores.
A prova, a contar para o calendário internacional, passa pelas áreas protegidas da Tronqueira e do Planalto dos Graminhais, na zona oriental de S. Miguel, que é “o único lugar do mundo onde vive o priolo, ave endémica desta ilha que se encontra entre as espécies mais ameaçadas do planeta”.
Os Amigos dos Açores recordam que as duas áreas protegidas foram criadas para preservar a floresta laurissilva, que é o habitat do priolo, considerando “paradoxal o investimento governamental na conservação de uma ave ameaçada durante 360 dias do ano, para, durante meia dúzia de dias, serem apoiados, com verbas públicas, eventos perturbadores da natureza e do ambiente natural”.