O Centro de Saúde de Angra do Heroísmo e a Escola Básica e Secundária Tomás de Borba desenvolveram, nos últimos meses, um projecto com o objectivo de sensibilizar os alunos para questões relativas à Saúde, no âmbito da prevenção e Educação para a Saúde.
Este trabalho foi realizado durante os dois primeiros períodos escolares deste ano lectivo, por técnicos da unidade de saúde, envolvendo cinco turmas do terceiro ciclo do ensino básico num total de mais de 500 alunos entre os que apresentaram os temas e os intervenientes no Fórum.
O resultado deste trabalho, desenvolvido ao abrigo do Programa Educação para a Saúde, foi apresentado na forma de Teatro Fórum, nos dias 25, 26 e 27 de Março, no Auditório da Escola Tomás de Borba em Angra do Heroísmo.
Este programa teve como objectivo estimular a prevenção e desenvolver de forma saudável o lado físico, psicológico e dos afectos dos jovens adolescentes.
Assim, no âmbito deste projecto, foram apresentados e discutidos trabalhos sobre as seguintes temáticas: “As Dependências (álcool, drogas, telemóveis, consumismo e computadores)”; “Dúvidas da Sexualidade na Adolescência”; “Higiene e Saúde Oral”; “Mentes Perigosas”; “A Gravidez na Adolescência” e “Pais do Século XXI”.
Os temas abordados foram escolhidos pelos alunos e, por isso, em vez de serem apresentados expositivamente por um técnico de saúde, foram trabalhados através de pesquisa feita pelos próprios, e foram apresentados por eles em formato de Teatro Fórum.
Neste projecto foi desenvolvida uma metodologia de escuta activa e dinâmica onde se procedeu “à construção do eu”, à “descoberta das capacidades”, à “descoberta do corpo”, à “dinâmica do crescimento”, aos “relacionamentos”, da “confiança”, dos “estímulos” e dos “comportamentos”.
O objectivo foi incutir nos alunos conceitos importantes sobre os comportamentos saudáveis, para que os adolescentes os saibam apresentar e discutir, sob pontos de vista diferentes. Para além disso, este projecto visa contribuir para um conhecimento pessoal dos efeitos e consequências de uma verdadeira Educação para a Saúde.
O formato Teatro Fórum adoptado para a apresentação deste projecto pretende colocar os alunos a analisar, vivenciar e debater problemáticas, isto é, a envolverem-se, defendendo os seus pontos de vista e trazendo à discussão as suas dúvidas e opiniões sobre os assuntos tratados.
Ao contrário do teatro clássico, nas apresentações do Teatro Fórum o público tem um papel activo de análise e intervenção. Isto porque o Teatro Fórum não consiste apenas na apresentação dos temas propostos. Pelo contrário, o Teatro Fórum tem como objectivo principal confluir toda a apresentação no momento que lhe dá o nome – o Fórum.
É este o momento crucial de toda a apresentação, o momento onde o público debate e constrói respostas para os temas apresentados anteriormente pelos alunos envolvidos nos trabalhos apresentados.
Este projecto é inovador nas Escolas Açorianas, sendo que o formato Teatro Fórum é pioneiro nos Açores.