A Violência Doméstica e no Namoro: Como Garantir o Respeito e a Igualdade? constituiu o tema da Sessão Regional da 25ª edição do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, que se realizou durante o dia de ontem, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
O projeto base apresentado pela Escola Secundária Antero de Quental foi o eleito pela maioria dos jovens representantes das Escolas dos Açores. Posteriormente decorreu o debate em sede de Comissão, onde os Jovens Deputados tiveram a oportunidade de apresentar várias propostas de alteração ao projeto-base que, depois de votado, resultou no documento final que será apresentado pelo círculo dos Açores na Sessão Nacional, a decorrer na Assembleia da República, nos próximos dias 25 e 26 de maio.
A Escola Secundária Antero de Quental, a Escola Secundária Vitorino Nemésio, a Escola
EBI/S Cardeal Costa Nunes e a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira foram
eleitas para representar o Círculo dos Açores na Sessão Nacional, tendo sido Frederica Pacheco, da Escola Secundária Antero de Quental, a aluna eleita porta-voz da delegação regional.
Quanto ao tema proposto para a edição do Parlamento dos Jovens do próximo ano, o mais
votado foi o Sistema Educativo Português apresentado pela Escola Secundária Antero de
Quental.
Decorreu, também na sede do Parlamento Açoriano, a Sessão Regional do Euroscola,
subordinada ao tema Valores Europeus: também são os teus!, que contou com a participação de sete escolas do arquipélago, sagrando-se vencedor o Colégio do Castanheiro, com as alunas Carolina Porto e Eva Rodrigues, que representarão os Açores na Sessão Nacional.
Todas as medidas apresentadas pelos jovens deputados do Ensino Secundário podem ser
consultadas no sítio da Assembleia Legislativa, em www.alra.pt.