Um grupo de emigrantes açorianos nos Estados Unidos da América (EUA) enviou para os Açores um contentor com camas articuladas, cadeiras de rodas e andarilhos no âmbito de uma campanha solidária da Casa do Povo das Capelas.
“Vieram três camas articuladas, três cadeiras de rodas elétricas, trinta e tal cadeiras de rodas manuais, cerca de 90 canadianas e algumas arrastadeiras”, adiantou à Lusa Cristina Moura, técnica da Casa do Povo das Capelas.
A campanha solidária da instituição, denominada “Dê, com o coração”, começou em dezembro de 2012 e prolongou-se até ao final de janeiro, com o objetivo de recolher material técnico para ser emprestado gratuitamente às pessoas que mais precisam.
“Esta campanha foi além fronteiras. Foi muito mais do que esperávamos. Nós tínhamos pensado que a campanha ia ter algum impacto em termos da região e da ilha de S. Miguel, mas não uma dimensão tão grande. Foi realmente fantástico e ficamos bastantes sensibilizados”, sustentou Cristina Moura.
A técnica da Casa do Povo referiu que o emigrante Duarte Câmara, natural das Capelas, viu a notícia sobre a campanha e entrou em contacto com o presidente da instituição com o intuito de colaborar e reunir outros emigrantes dispostos a colaborar.
“O contentor com o material técnico chegou aos Açores na semana passada, mas só hoje foi levantado”, afirmou Cristina Moura, acrescentando que apesar da campanha já ter terminado, a Casa do Povo “continua de portas abertas para receber material que queiram doar”.
Segundo disse a técnica, o material recolhido vai permitir responder a todos os pedidos de ajuda que estavam pendentes, bem como alargar o apoio a outras freguesias e concelhos da ilha de S. Miguel.
No último ano, a Casa do Povo das Capelas apoiou entre 20 e 30 pessoas, de várias idades, emprestando algum material que foi adquirido com as quotas dos sócios ou através de doações de particulares.
Lusa