Empreendedorismo regional objecto de estudo do Global Entrepreneurship Monitor

Conhecer a realidade regional do Empreendedorismo, a sua relação com o desenvolvimento económico bem como os factores determinantes das condições que fomentam ou condicionam as dinâmicas empreendedoras na Região, são os objectivos principais de um projecto de investigação a desenvolver pela Universidade dos Açores e pela SPI Ventures – Criação e Desenvolvimento de Novos Negócios, SA, com o apoio do Governo dos Açores, através da secretaria regional da Economia.

 

 

O estudo, que será elaborado no âmbito do Global Entrepreneurship Monitor, e denominado GEM – Açores, tem por objectivo o de desenvolvimento de uma estratégia que, envolvendo diversas entidades, tenha como objectivo o fomento do empreendedorismo, de forma concertada, integrando as fases de fomento, de investimento e de incubação de novas empresas, envolvendo políticas de juventude, de educação, de investigação e desenvolvimento e de natureza económica.

 

 

Ao apoiar esta iniciativa, o Governo dos Açores pretende criar as condições para que os diversos departamentos governamentais, associações empresariais, Universidade e restantes entidades ligadas ao sistema de ensino, fiquem na posse de elementos que indiquem quais os níveis de capacidade empreendedora existente na Região, como induzir comportamentos empreendedores nos jovens açorianos e como criar um ambiente propício à manifestação do espírito empreendedor.

 

 

De recordar que o Governo dos Açores tem, ao longo destes últimos anos, desenvolvido um conjunto de iniciativas conducentes ao fomento do espírito empreendedor, com especial destaque para o Concurso Regional de Empreendedorismo e para o Empreende Jovem –  sistema de apoio ao empreendedorismo jovem.

 

 

Neste sentido, o trabalho a desenvolver pela Universidade dos Açores e pela SPI Ventures visa contribuir para a implementação de uma estratégia para o empreendedorismo nos Açores que, de forma concertada, integre fases de fomento, de investimento e de incubação de novas empresas, envolvendo políticas de juventude, de educação, de investigação e desenvolvimento e de natureza económica.

 

 

O projecto Global Entrepreneurship Monitor (GEM) tem como objectivo analisar a relação entre o nível de empreendedorismo e o nível de crescimento económico em vários países e, simultaneamente, determinar as condições que fomentam e entravam as dinâmicas empreendedoras em cada país. Iniciado em 1999, em 10 países, no seguimento de uma iniciativa conjunta do Babson College (Estados Unidos da América) e da London Business School (Reino Unido), este projecto tem vindo a expandir-se, sendo que, actualmente, conta com a colaboração de 56 países e centenas de investigadores. Trata-se do maior estudo de empreendedorismo a nível mundial.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here