O secretário regional da Presidência dos Açores, André Bradford, afirmou esta quinta-feira que, perante a actual conjuntura, se regista uma alteração “substancial” nas políticas para os jovens, dando prioridade ao emprego como forma de os tornar independentes.
“O conceito de emancipação jovem, que é aquele que respeita às condições que se criam para que os jovens sejam independentes, passa pelo emprego, acesso à habitação e a um apoio social mais alargado”, afirmou André Bradford, à margem dos trabalhos do Conselho da Juventude dos Açores que decorrem esta quinta-feira na Praia da Vitória.
O secretário regional frisou que a alteração nas políticas de juventude se verifica no facto de, “há um ou dois anos, as atenções se centrarem na habitação e agora ser no emprego”.
“É uma questão de prioridades, porque a preocupação com o emprego não é só local mas global para se garantirem condições mínimas aos jovens para terem uma maior independência e não prolongarem tanto a permanência em casa dos pais”, disse.
Nesse sentido, salientou que a intervenção do governo pode vir a fazer-se com “programas de apoio directo, como a reconversão para outras áreas profissionais com carências no mercado, ou apoiando empresas para libertarem verbas destinadas aos recursos humanos jovens”.