“Estamos a viver momentos de constrangimento económico e, com certeza, para incentivar um empresário a investir nesta altura tem que haver uma reformulação e uma intensificação do sistema de incentivos”, afirmou Sandro Paim em declarações aos jornalistas no final de uma reunião do Conselho Regional de Incentivos.
Para este dirigente empresarial, o sistema de incentivos deve ser utilizado para promover o investimento, especialmente numa situação conjuntural difícil como a actual.
“Se há dificuldades conjunturais, se há necessidade de haver mais investimento para o emprego e para o aumento da atividade económica na região, o sistema de incentivos é um instrumento fulcral para que esse investimento se execute”, frisou.
O secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, admitiu que o executivo açoriano está a preparar novas medidas para ajudar os empresários a enfrentar a crise.
“É um processo que está em curso”, afirmou, recordando que “o vice-presidente do governo deu conta recentemente de um trabalho que está em preparação e que, a seu devido tempo, será tornado público”.
Segundo Vasco Cordeiro, este é “um trabalho que convoca não só a Secretaria Regional da Economia, como todo o governo”.
Neste encontro, em que participaram as câmaras de comércio e indústria de Ponta Delgada, de Angra do Heroísmo e dos Açores, bem como a Agência para a Promoção do Investimento dos Açores e o Governo Regional, foi feito um balanço do sistema de incentivos e da sua atractividade.