A partir do dia 15 de Julho, os consultores que receberam certificados de aptidão profissional vão poder candidatar-se ao financiamento a acções de consultoria estratégica e aceder, através de uma senha que cada consultor possui, a uma plataforma electrónica que vai estar disponível na página da Direcção Regional do Trabalho e Qualificação Profissional.
Isso mesmo explicou esta semana o director regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor.
De acordo com nota informativa do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GaCS) do Executivo regional, esta iniciativa visa, através da criação de uma Bolsa de Consultores, generalizar a modalidade da consultadoria a micro e pequenas e médias empresas (PMEs).
Ao mesmo tempo, conforme a mesma fonte, pretende-se inserir a formação de empresários e activos no quadro de uma visão estratégica global à empresa e identificando necessidades de formação associadas.
A medida tem, ainda, por objectivo garantir a qualidade no exercício de tarefas que, no quadro do Programa de Consultadoria Estratégica Empresarial, assumem “grande complexidade, obrigando, nomeadamente, a uma análise alargada da empresa e da sua envolvência”, esclareceu Rui Bettencourt.
Olímpia Granada (in AO)