O Vice-Presidente do Governo destacou hoje, na Praia da Vitória, a crescente aposta das empresas de distribuição na promoção dos produtos açorianos, que têm registado um significativo aumento de vendas devido à estratégia de valorização desenvolvida pelo Executivo Regional, ao aumento do rendimento disponível das famílias e à procura por parte de turistas.
“A valorização dos produtos açorianos tem sido cada vez mais evidenciada no âmbito da nossa estratégia de desenvolvimento da Região”, frisou Sérgio Ávila.
“Se, no passado, eram as entidades públicas que solicitavam às empresas de distribuição a realização de feiras de produtos açorianos, hoje cada vez mais são as empresas que têm interesse em valorizar o produto açoriano”, acrescentou o Vice-Presidente.
Para o titular da pasta da Competitividade Empresarial, que visitou a feira de produtos regionais promovida pelo supermercado Guarita, “isto é sinal de que já foi incorporado no consumidor açoriano a valorização dos nossos produtos”, que se traduz no aumento do consumo interno.
Um aumento que, segundo Sérgio Ávila, se verifica “devido ao aumento do rendimento disponível das famílias, que é claro na Região”, pelo “aumento da apetência do consumo de produtos açorianos”, em consequência da sua qualidade e da eficácia da sua promoção e valorização, e “pelo aumento efetivo do mercado externo que consome na Região”.
“A conjugação destes três aspetos faz com que estejamos a assistir a uma enorme dinâmica no aumento da procura de produtos da Região”, salientou o Vice-Presidente, destacando também, “no âmbito da estratégia da Marca Açores, um crescimento muito assinalável nas vendas de todas as empresas” detentoras deste selo identificativo de origem.
Açores 24Horas/ Gacs