Após o sucesso dos dois primeiros encontros internacionais de canyoning nos Açores (CIMA), em 2016 o evento regressa à Ilha das Flores, entre os dias 18 e 24 deste mês, para a 3ª edição do encontro.
Este encontro, promovido pelo Turismo dos Açores em conjunto com a Associação Desportos de Aventura Desnível, decorre em simultâneo com o RIC – Rendez-vous International Canyon, promovido pela IAAC – International Association of Amateur Canyoning.
O CIMA/RIC2016 conta com 205 praticantes autónomos de 14 nacionalidades, onde predominam os portugueses (57, ) franceses (56), espanhóis (38), sendo mais de 70% estrageiros que durante uma semana estarão na ilha das Flores a praticar canyoning e a usufruir de um programa do evento muito diversificado que conta com sessões audiovisuais, exposição de fotografia, concurso de fotografia e vídeo, várias festas convívio e atividades de responsabilidade social e ambiental.
A Ilha das Flores, com os seus 42 percursos de canyoning, é a ilha açoriana com melhores condições para a prática desta modalidade, constituindo-se atualmente já como um destino de canyoning de excelência a nível internacional.
Embora o canyoning seja um produto turístico relativamente recente nos Açores, a quantidade de percursos e a sua diversidade e qualidade permite que os Açores se afirmem como um importante destino internacional desta modalidade, em particular nas ilhas das Flores e São Jorge.
Atualmente, existem mais de uma centena de percursos de canyoning equipados no arquipélago dos Açores, distribuídos por cinco ilhas: Flores, São Jorge, São Miguel, Santa Maria, Faial e Terceira. Estes apresentam níveis de dificuldade muito diversos e existem opções tanto para praticantes autónomos como para quem procura novas experiências e recorre aos serviços das diversas empresas de animação turística.
Acompanhe o evento em http://cima.visitazores.com
Foto: Arquivo/Direitos Reservados