O futuro do poder local, confrontado com uma redução significativa de verbas, estará em análise no I Encontro Regional de Freguesias, que decorre a 11 e 12 de Março com autarcas de todas as freguesias dos Açores.
“Esta reunião justifica-se agora ainda mais perante o contexto actual, daí a pertinência de tentar reunir mais de 200 autarcas das 154 juntas de freguesia do arquipélago”, afirmou hoje António Alves, delegado da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) nos Açores.
O I Encontro Regional das Freguesias dos Açores, que decorre a 11 e 12 de Março na ilha Terceira, é uma iniciativa da ANAFRE, em colaboração com o Governo Regional dos Açores.
António Alves salientou que o encontro pretende promover “um debate profundo sobre temas actuais” do poder local, nomeadamente “a redução significativa de 8,6 por cento no fundo de financiamento das freguesias”.
“As juntas não chegam à despesa de um por cento no OE, mas existem freguesias que vão enfrentar dificuldades porque vão receber 17 ou 19 mil euros de financiamento e isto será muito complicado”, afirmou o delegado regional da ANAFRE, que é também presidente da Junta de Freguesia de Posto Santo, no concelho de Angra do Heroísmo, na Terceira.