Endereços da Internet estão prestes a acabar

internetO mundo vai ficar “dentro de semanas” sem endereços de Internet, alertou Vint Cerf, um dos criadores da rede, citado pelo jornal australiano Sydney Morning Herald.
Vin Cerf, que ao criar o protocolo da rede, o IPv4, deu um impulso crucial à Internet ao permitir a ligação dos computadores através dos endereços do Protocolo de Internet (IP), afirmou que não tinha ideia de que a sua “experiência” em 1977 “não teria fim”.

“Pensei que era uma experiência e pensei que os 4,3 mil milhões de [endereços] seriam suficientes para essa experiência”, disse Cerf, que tem na actualidade o cargo de “Evangelista Chefe da Internet” no gigante tecnológico Google.

“Quem raio é que sabia quanto espaço de endereços é que iríamos preferir”, acrescentou Cerf, numa entrevista a um grupo de jornalistas.

O investigador, que criou o protocolo IPv4 no âmbito de uma experiência para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, afirmou também que nunca pensou que tal experiência “não teria fim”.

Com as empresas do sector a dar o tudo por tudo para criar um novo protocolo, o IPv6, com biliões de novos endereços, Cerf disse que, até lá, a Internet não vai acabar.

“Não significa que a rede acabe, só significa que não a podemos construir muito bem”, afirmou.

Os endereços IP são sequências únicas de números atribuídos a cada computador, sítio na Internet ou outros aparelhos ligados à rede.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here