O PSD/Açores criticou hoje “o eterno adiamento da produção de energia geotérmica na Terceira, mediante todas as promessas feitas ao longo dos últimos anos”, já que, “de anúncio em anúncio, e desde o ano 2000, o governo regional tem criado expectativas aos terceirenses, sem ainda existir a produção daquele tipo de energia”, disse o deputado António Ventura.
“Hoje entregamos um conjunto de questões ao governo regional, de modo a fazer um ponto de situação e a avaliar este velho compromisso com a Terceira, uma vez que, recentemente, o presidente do governo anunciou a construção da Central Geotérmica piloto da Terceira, com uma produção de 3 megawatts e orçada em 6 milhões de euros”, lembrou.
Segundo Ventura, “o anúncio é bem-vindo e desejado, todavia levanta dúvidas e desconfianças porque a construção da dita central e a produção de energia geotérmica já estiveram várias vezes anunciadas ao longo dos últimos dez anos. Primeiro para 2009, e posteriormente para 2011 e 2012. Importa também recordar que já foram utilizados cerca de 28 milhões de euros nesse mesmo processo.”
O deputado social-democrata acrescenta que o projeto da produção de energia geotérmica na Terceira “arrancou no ano 2000, com estudos geofísicos, tendo o governo regional garantido o arranque da produção para finais de 2006. Situação que nunca se verificou”, concluiu.