Enfermeiro​s devem coordenar tratamento de feridas nos hospitais e unidades de saúde, propõe Luís Cabral

enfermeiroO Secretário Regional da Saúde disse hoje que está a ser equacionada a hipótese de os enfermeiros ficarem responsáveis pelo tratamento de feridas nos hospitais e centros de saúde, “aproveitando os conhecimentos e a experiência que têm desenvolvido nesta matéria”.

Luís Cabral, que falava na cerimónia que assinalou o Dia Mundial do Enfermeiro, em Vila Franca do Campo, salientou que é uma classe profissional com uma diferenciação muito significativa nesta área, pelo que “se considera importante que essa diferenciação seja aproveitada na coordenação da atividade das salas de tratamento de feridas”.

O Secretário Regional da Saúde lembrou que estão a ser feitos vários trabalhos de investigação, publicados diversos estudos e lecionadas pós-graduações nesta área, como também têm sido evidentes os resultados conseguidos no Centro de Saúde do Nordeste no tratamento de feridas crónicas e no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo no tratamento de úlceras por pressão. Este trabalho, desenvolvido por enfermeiros, tem-se traduzido em benefícios para os utentes, uma vez que tem aumentado a taxa de cicatrização, como também em melhorias para o Serviço Regional de Saúde com a consequente redução de custos nos tratamentos. No Hospital do Divino Espírito Santo também se iniciou recentemente um projeto de Consulta de Enfermagem de Reabilitação Funcional na Mastectomia e Esvaziamento Axilar, no pré e no pós-operatório, dando um caráter estruturado a uma tarefa que era já acompanhada por profissionais de enfermagem.

“Nos Açores, os enfermeiros têm um papel valorizado a diversos níveis, seja na sua atividade nas unidades de saúde, no terreno em ações de proximidade ou em cargos de chefia e direção”, considerou Luís Cabral.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here