O projecto-piloto do ‘Enfermeiro de Família’ vai arrancar em Abril no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, em S. Miguel, Açores, revelou esta terça-feira à Lusa o secretário regional da Saúde, Miguel Correia.
“Vamos avançar com a experiência piloto no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo para perceber quais são as dificuldades na implementação da figura do ‘Enfermeiro de Família’, de modo a chegarmos a um diploma legislativo que seja facilmente aplicado na realidade dos Açores”, afirmou Miguel Correia.
O secretário regional da Saúde salientou que os primeiros três meses deste ano serão preenchidos com a formação dos profissionais de saúde envolvidos no projecto, acrescentando que “a população notará esta experiência no terreno a partir do segundo trimestre”.
Miguel Correia referiu que a escolha do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo teve em conta a grande experiência dos seus profissionais na área dos cuidados domiciliários.
Na perspectiva do executivo açoriano, a criação do ‘Enfermeiro de Família’ tem como principal objectivo aumentar a proximidade entre os serviços de saúde e a população do arquipélago.
“O que esperamos é uma política cada vez mais de proximidade em relação ao cidadão, ou seja, uma presença regular de um profissional de saúde nas famílias açorianas”, afirmou Miguel Correia.
O projecto, que está a ser desenvolvido em cooperação com a Ordem dos Enfermeiros deverá ser progressivamente alargado a todo o arquipélago durante os próximos anos.
Os futuros enfermeiros de família vão trabalhar numa equipa multidisciplinar, prestando cuidados de enfermagem às famílias e intervindo no âmbito da promoção da saúde.
A identificação de comportamentos de risco no seio familiar, o auxílio na escolha de opções saudáveis e o apoio para enfrentar doenças crónicas ou deficiências são algumas das actividades a desenvolver por estes profissionais.
Related