Equipas de rua vão prevenir comportamentos de risco dos jovens

A sensibilização dos jovens para a prevenção de comportamentos de risco é o objectivo das equipas de rua que começam a trabalhar em Outubro junto de escolas e discotecas de Ponta Delgada, num projecto da Associação Arrisca.
“É um projecto de prevenção e minimização de danos, dirigido aos jovens dos 16 aos 30 anos. Vamos fazer uma abordagem de proximidade”, afirmou esta sexta-feira Suzete Frias, presidente da Associação Regional de Reabilitação e Integração Sócio-Cultural (Arrisca), na apresentação da iniciativa.

O projecto, denominado Xpressa-te, envolve equipas de psicólogos, assistentes sociais, sociólogos e enfermeiros, que vão trabalhar nas imediações de três escolas secundárias de Ponta Delgada e bairros críticos da cidade.

Durante os fins de semana, a actividade será desenvolvida à noite, junto de bares e discotecas.

“Vamos passar a mensagem, tentando arranjar mediadores nos jovens que possam levar a mensagem a outros”, frisou Suzete Frias, acrescentando que será distribuído material para que os jovens possam “tirar dúvidas sobre os efeitos nocivos das drogas e disponibilizado um teste balão para aferir o nível de alcolémia”.

Numa segunda fase, o projecto prevê a distribuição de preservativos para “minimizar os comportamentos de risco sexuais”.

O projecto, financiado pela Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências e pela Arrisca, arranca inicialmente em Ponta Delgada, estendendo-se posteriormente ao concelho da Ribeira Grande, também em S. Miguel.

Paralelamente, a associação vai disponibilizar uma linha telefónica, que vai funcionar 24 horas por dia, especialmente vocacionada para os jovens.

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here