Os Veículos de Transferência Automatizada (ATV), que são a maior e mais sofisticada nave espacial construída na Europa, transportam combustível, comida e carga para a estação espacial que se encontra em órbita da Terra.
O ATV ‘Johannes Kepler’ vai ser lançado esta noite de Kourou, na Guiana Francesa, num foguetão Arianne que passará por cima de Santa Maria poucos minutos depois do lançamento.
O Arianne vai passar a cerca de 130 quilómetros de altitude e estará cerca de oito minutos à vista da antena de 5,5 metros de diâmetro da Estação de Santa Maria, a única que a ESA tem em Portugal.
Neste período, a estação açoriana vai receber via rádio dados de telemetria sobre o estado do sistema do foguetão, incluindo propulsão, orientação e navegação, o que permitirá determinar a sua trajetória exata.
O secretário regional da Ciência e Tecnologia, José Contente, destacou à Lusa o “papel crucial” que a estação assume nestas missões da ESA, que representa a “operacionalização da posição geoestratégica nesta região do Atlântico”.
A Estação de Santa Maria, situada no Oceano Atlântico a cerca de 1.450 quilómetros do continente, desempenha um papel de relevo no seguimento dos foguetões que levam os ATV para a Estação Espacial Internacional.