Escola do Mar dos Açores acolhe curso de formação em Sistema Mundial de Socorro e Segurança Marítimo

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reiterou hoje, na Horta, que “as ações de formação e de capacitação dos ativos da pesca têm sido um objetivo estratégico nesta legislatura”, acrescentando que até agora já abrangeram “600 formandos”.

Gui Menezes falava aos jornalistas à margem do arranque do curso de formação em Sistema Mundial de Socorro e Segurança Marítimo (GMDSS) na Escola do Mar dos Açores, que abrange 18 pescadores das ilhas do Pico e Faial.

Este é um curso promovido pela Secretaria Regional da Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, em parceria com a Federação das Pescas dos Açores, e em colaboração com a Escola do Mar dos Açores, no âmbito de um protocolo realizado este ano com o Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, FOR-MAR.

“Estas ações de formação são realizadas em parceria com as associações de pesca de cada ilha, que identificam as necessidades formativas e os formandos”, referiu o Secretário Regional.

Estas ações de formação vão abranger todas as ilhas do arquipélago e vão oferecer, sobretudo ao segmento da frota costeira, formação em áreas muito específicas, como é o caso de segurança a bordo, comunicações e manuseamento de pescado.

A formação em GMDSS, que corresponde a um investimento do Governo dos Açores de 60 mil euros, baseia-se num sistema para as comunicações marítimas de Socorro, Urgência e Segurança, tratando-se, principalmente, de comunicações navio-terra, através de serviços de rádio terrestre e por satélite tendo sempre como premissa as áreas onde as embarcações navegam.

Até ao momento, e no âmbito do protocolo com o FOR-MAR, 40 pescadores das ilhas Terceira e São Miguel já receberam o certificado GMDSS.

Questionado pelos jornalistas, o Secretário Regional referiu que “está previsto, no próximo ano letivo, haver condições para se iniciarem os primeiros cursos na Escola do Mar”, lembrando que ainda estão a decorrer os concursos públicos para a aquisição de equipamentos necessários ao seu funcionamento.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here