Situada numa das cidades com maior número de emigrantes açorianos, Fall River, estado de Massachusetts a Escola Espírito Santo assegura há 100 anos o ensino da língua de Camões, a crianças e jovens da região.
Os seus Fundadores, oriundos dos Açores, transformaram este estabelecimento de ensino no mais antigo a leccionar a língua portuguesa integrada no currículo nacional dos EUA.
Presentemente, os 260 alunos matriculados começam a aprender português a partir dos três anos de idade, na pré-escola.
Os estudantes mais pequenos aprendem a dizer os números, as cores e expressões básicas em português durante a sua rotina diária. Os alunos do jardim-escola ao 2º ano escolar aprendem a língua de Camões uma vez por semana. Nos anos superiores, os estudantes são expostos ao idioma mais frequentemente, e quando chega a altura de graduarem muitos deles podem ler e escrever português com uma certa proficiência.
A direcção da Escola calcula que 75 por cento dos seus alunos são de origem portuguesa, apesar de alguns já pertencerem à quarta geração.
O Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, participará nas comemorações do 100º aniversário.
O Coordenador do Gabinete de Emigração e Regressos, Paulo Teves, participará, no dia 19 de Setembro, na Missa presidida pelo Bispo de Fall River, Dom George W. Coleman, na Igreja do Espírito Santo, e posteriormente no convívio com alunos, pais e comunidade local.
A participação do Governo dos Açores nesta sessão privilegia o empenho e reconhecimento pelas nossas Comunidades, bem como a importância da língua portuguesa na preservação da identidade cultural das ilhas açorianas.