As escolas dos Açores têm 620 horários de professores por preencher, que não foram ocupados nos concursos de colocação de docentes, representando menos 187 vagas do que no ano passado.
Segundo a informação disponibilizada na internet pela Direção Regional de Educação, as escolas têm 620 horários por preencher, que estão agora a concurso para contratação de docentes.
Num comunicado, o Sindicato de Professores da Região Açores diz que, relativamente ao ano letivo anterior, foram apresentadas menos 187 vagas nesta “oferta de emprego” para docentes das escolas da região.
O sindicato destaca a diminuição de horários disponíveis nas escolas nesta fase, em relação ao ano passado, em quatro grupos: educação pré-escolar (menos 36 horários), 1.º ciclo do ensino básico (menos 44), Educação Especial (menos 45) e Educação Física (menos 32).
“Face a este cenário, o Sindicato dos Professores da Região Açores estranha a redução significativa operada para o ano escolar que se avizinha, que abrange o grupo etário das crianças entre os cinco e os dez anos. Admitindo os efeitos das quebras de natalidade dos últimos anos, não se explica uma redução tão abrupta nestes níveis de ensino”, lê-se no comunicado.
“Igualmente, a redução de horários na Educação Especial apresenta-se de difícil explicação, subentendendo-se que poderá ficar sem apoios um número significativo de alunos”, acrescenta o sindicato, que tem agendada uma reunião com o secretário regional da Educação para quinta-feira.
Lusa