Quanto às empresas e a outras organizações privadas, Miguel Correia recomenda que estejam preparadas para “a qualquer momento, terem de accionar os respectivos planos de contingência”.
O secretário da Saúde admite que algumas empresas possam não ter ainda planos de contingência. Nessa circunstância, se surgir algum caso, disse Miguel Correia, poderão ligar para a Linha Saúde Açores, que depois entrará em contacto com o delegado concelhio, “assegurando-se assim uma articulação entre as autoridades de saúde e essas empresas”, adianta a nota do GaCS.
O secretário regional da Saúde anunciou, ainda, que estão a ser preparadas sessões de esclarecimento, a decorrer duas por cada concelho da Região, uma dirigida às escolas, para docentes e encarregados de educação, outra para o público em geral, empresas e associações cívicas. Nessas sessões estarão presentes, um médico, o delegado concelhio e um enfermeiro.
A mesma nota adianta ainda que está a decorrer uma campanha, dirigida em particular aos grupos de risco, com o objectivo de sensibilizar essas pessoas para a vacinação contra a gripe sazonal e contra a pneumonia. Miguel Correia acha que a maior parte das pessoas está informada e foram dadas já orientações aos médicos nesse sentido. A campanha funcionará como um alerta.
Hoje foram confirmados cinco novos casos de Gripe A, ascendendo a sessenta, o total de pessoas que até agora foram infectadas pelo vírus H1N1, nos Açores.
in AO